Ontem dia 26/05 nosso diretor esteve na reunião mensal do COSEMA (Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP) nesta ocasião deu palestra Oded Grajew Coordenador Geral da Rede Nossa São Paulo. Falando sobre Soluções Sustentáveis para o Desenvolvimento do Brasil, mostrou principalmente o trabalho da Rede Nossa São Paulo para melhorar a gestão pública nos pais.

O foco do trabalho é montado no tripé de incentivar as municipalidades a estabelecerem metas para seu trabalho, acompanhamento destes índices e publicidade dos valores realizados. Este plano de metas se fundamenta em índices que caracterizam o que é qualidade de vida no município. Estes índices são levantados junto a população através de pesquisas de opinião.

A Rede Nossa São Paulo incentiva o município a criar a lei que obrigue a elaboração deste Plano de Metas, que as prefeituras deveriam apresentar 120 dias após a eleição. Estas metas são regularmente avaliadas e divulgadas de forma a que a população possa acompanhar o cumprimento dessas metas e com isso poder avaliar de forma objetiva a qualidade da gestão do prefeito. Avaliação esta que se torna muito importante na época eleitoral.

A Rede em conjunto com outras entidades propôs a PEC 10/2011 que tornaria obrigatório a todo mandatário nacional, seja prefeito, governador e presidente a estabelecer e divulgar seu Plano de Metas. Esta PEC está em vias de ir a votação. Oded enfatizou a importância desse processo para melhorar a gestão do governo. É uma importante ferramenta de gestão. Atualmente 32 municípios já tem uma lei municipal obrigando o prefeito a apresentar seu Plano de Metas. Inclusive o município de São Paulo.