A AMBCONSULT na figura de seu diretor Eng. Cyro Bernardes Junior, esteve em julho em  Oslo, Noruega, para uma reunião com Arne Hansen , diretor da ENVITECH para discutir como melhorar a gestão de dados ambientais com o uso do MAPGRAPH no Brasil. Desta reunião saiu a ideia de se trazer ao Brasil a experiência norueguesa nesta área de uma forma mais concreta.

A proposta é  realizar um seminário onde se discutiria os problemas e as soluções para uma melhor gestão de dados de monitoramento  ambiental que melhore sua eficácia, gastando menos neste processo de gestão de informações de monitoramento ambiental .

A experiência no Brasil tem mostrado que se gasta milhões de reais em obtenção de dados ambientais, mas que em sua grande maioria não são analisados, tornando aquele gasto inútil. Essa falta de gestão muito provavelmente leva a não detecção de problemas de contaminação, bem como suas consequências. Este ponto foi o que levou a AMBCONSULT e ENVITECH a proporem a discussão da questão em Seminário, onde se colocaria os problemas e trazendo ao Brasil, a experiência norueguesa para nos auxiliar a gastar menos e com mais resultados no monitoramento ambiental.