Monitoramento Ambiental

MONITORAMENTO AMBIENTAL E GEOTÉCNICO

Monitoramento não é compilação de laudos de análise e medições, vai além disso. É a atividade cujo objetivo é verificar se de fato os impactos ambientais do empreendimento estão se mantendo dentro do esperado e, no caso de aterros sanitários também se sua estabilidade geotécnica está conforme.

Uma mera compilação de laudos e medições tem dois resultados: o primeiro é econômico, pois se os dados não são avaliados, resultados inúteis continuarão a serem obtidos, o que significa custo. A segunda consequência é que se houver alteração ambiental ou de estabilidade geotécnica, a constatação pode levar tempo para ser notada e então resultar em danos de maior magnitude, as vezes irreversíveis.

A AMBCONSULT oferece a solução completa de monitoramento conforme as etapas a seguir:

Monitoramento Ambiental

 

Aquisição de Dados:

Esta é a fase onde são coletadas e analisadas amostras ambientais e realizadas medições de parâmetros significativos. É a base do monitoramento, pois se esta aquisição for inadequada os resultados também serão. Por esta razão a AMBCONSULT supervisiona esta etapa, estabelecendo os protocolos adequados e coordenando sua execução pelos contratados para a coleta. Além disso, faz uma revisão dos dados e resultados obtidos para assegurar sua qualidade. Quando detecta uma desconformidade, propõe ações para sua correção.

Monitoramento Ambiental

COLETA DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS


Monitoramento Ambiental

COLETA DE SOLO UTILIZANDO METODOLOGIA DE AMOSTRAGEM INCREMENTAL

Sistematização dos Dados

Nesta etapa a AMBCONSULT oferece duas formas de sistematização ao cliente, uma delas utilizando as formas mais comuns como planilhas para organizar os dados obtidos ou, a utilização do sistema MAPGRAPH como forma de melhor sistematizar e gerenciar os dados obtidos e facilitar sua interpretação.

Com a utilização deste sistema o cliente terá a seu dispor o melhor em termos de tecnologia de gestão de dados. Clique aqui para maiores informações.

Gráficos e mapas

DADOS ORGANIZADOS EM GRÁFICOS E MAPAS

Elaboração dos relatórios

A informação obtida nos monitoramentos é organizada em relatórios para atender aos órgãos ambientais como CETESB e a gerencia de QSMA da empresa. Os relatórios   conterão a descrição dos procedimentos, os dados obtidos, a sistematização dos mesmos e interpretação dos resultados. Esta interpretação é em função dos objetivos do monitoramento e dos padrões a serem atendidos. Por exemplo verificar se os Valores Orientadores da CETESB estão sendo ultrapassados, ou ainda detectar se há influência das emissões do empreendimento na qualidade da água subterrânea local, mesmo que os padrões estejam sendo atendidos.  Caso sejam observadas alterações estas serão comunicadas imediatamente ao cliente de forma que, se for o caso, medidas corretivas possam ser tomadas.

O relatório pode ser emitido em versões eletrônicas e/ou papel, como o cliente solicitar.

Otimização do monitoramento

A AMBCONSULT entende que após um período todo programa de monitoramento deve ser reavaliado e otimizado, com o objetivo de avaliar, por exemplo, se todos os pontos monitorados fazem sentido e se não há parâmetros que podem ser descartados pois consistentemente não são detectados. Ou ainda, propor a alteração na frequência de coleta e análise.

Com esta ação o objetivo é que o cliente obtenha o mesmo resultado gastando menos, pode-se diminuir significativamente os custos, sem perder a eficácia do programa. E tendo uma base consistente é possível argumentar com o órgão ambiental a validade dessa otimização.

MONITORAMENTO GEOTÉCNICO DE ATERROS DE RESÍDUOS

A AMBCONSULT realiza monitoramento geotécnico de aterros de resíduos com o objetivo de avaliar as condições de estabilidade do aterro e propor medidas para melhorias. Este monitoramento é feito com base em medições de instrumentos existentes nos aterros como piezômetros e marcos superficiais.

MARCO SUPERFICIAL

MARCO SUPERFICIAL


PIEZOMETRO

PIEZOMETRO

Faz parte do escopo, realizar a análise de estabilidade através de softwares específicos, para verificar se os coeficientes de segurança estão dentro do requerido.

ESTUDO DE ESTABILIDADE

EXEMPLO DE ESTUDO DE ESTABILIDADE

A avaliação utiliza os critérios aceitos e requeridos pela CETESB

O relatório apresenta os dados obtidos, os gráficos de evolução e indicação dos níveis de segurança obtidos e dos pontos problemáticos. Os dados do monitoramento serão combinados com as informações obtidas e sistematizados em recomendações para melhorar a estabilidade do aterro.

Nesta atividade sempre haverá uma inspeção técnica no local para conferir em campo a situação de estabilidade do maciço e da condição operacional do aterro.

Caso na interpretação ou visita a campo seja observada uma desconformidade esta será imediatamente comunicada ao cliente e serão discutidas alternativas para a solução do problema.