Plano municipal de saneamento – Caieiras / SP

palestra-ambconsult

A AMBCONSULT iniciou em  setembro de 2013  a elaboração do Plano de Saneamento Municipal para o município de Caieiras na região da Grande São Paulo. Caieiras tem cerca de 90000 habitantes. Foi alocada uma equipe multidisciplinar com alguns dos maiores técnicos na área.  O Plano englobou água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem.  O projeto foi finalizado em Maio/2015. O principal problema foi a obtenção de dados nos 4 temas.

O resultado foi uma ferramenta de gestão completa, indo desde o estabelecimento de diretrizes para cada serviço, passando pela avaliação de custos, proposta de estrutura de gestão e marco regulatório. Este marco consolida o Plano em uma Lei Municipal onde os principais conceitos aplicáveis estão contidos. O Plano teve pontos muito inovadores, mas simples, como utilizar o conceito de serviço público adequado (seus critérios, índices e metas a serem atingidas)  como norte para as ações e para o cotidiano do serviço que é o que de fato atinge a população. Na área de resíduos mostrou formas para  aumento da reciclagem, e mostrou formas para isso, como triagem e compostagem de resíduos de poda.

Na área de água e esgoto mostrou que a implantação de uma estação de tratamento de água regional utilizando água do Rio Juquery depois do res. Paiva Castro é um investimento altamente viável evitando que a água percorra 36 km para chegar na região e finalmente na parte de drenagem foram propostas formas novas de gestão de drenagem,  duas, em uma o município faz convenio com DAEE para a a gerir as bacias  de rios que fiquem inteiramente dentro do município e introduz critérios para a análise de empreendimentos, sejam público ou privados, considere que não se deve levar a enchente para jusante, ou seja a drenagem tem que ser resolvida no local.

Foram realizadas 3 audiências públicas e um seminário para discussão do Plano, bem como a PMC em seu site tinha um hot site só para o Plano onde foram colocados para discussão os trabalhos. Até se criou uma logo marca para o trabalho.  Paralelamente foi feito o Plano Municipal Integrado de Gestão de Resíduos conforme a lei !2305/10 requer.