BIORREMEDIAÇÃO DE SOLO CONTAMINADO POR ÓLEO DIESEL E ÓLEO LUBRIFICANTE

A AMBCONSULT apresentou um trabalho de remediação de áreas contaminadas no VII Simpósio de Microbiologia Aplicada na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

A biorremediação é uma técnica ecologicamente aceitável para a remediação de solos contaminados, já que utiliza o estímulo da atividade microbiana natural para degradar substâncias toxicamente perigosas, transformando-as em substâncias menos ou não tóxicas.

Em uma área localizada no litoral sul do Estado de São Paulo, no município de Santos, foi realizada uma Investigação Ambiental Detalhada que detectou a presença de uma camada de 0,3cm de solo impregnado por óleo diesel e óleo lubrificante. A camada encontrava-se a uma profundidade entre 0,5 a 0,8m e apresentava 1846 mg/kg de TPH. Estimou-se que o área de solo contaminado era de 2m2, com um volume de 26m3. O objetivo da biorremediação foi retirar a camada de solo contaminado e utilizar-se da técnica de biopilha para descontaminação do solo e posterior retorno do mesmo para a cava.

Assim, o solo fbanner-faculdadeoi escavado até 1m de profundidade, onde não foram encontrados mais vestígios de contaminantes e, posteriormente, armazenado temporariamente em tambores metálicos até a sua disposição na biopilha. A biopilha foi construída in situ, com o solo distribuído em quatro fileiras de 1m de altura. O ar foi fornecido de duas maneiras, uma delas por insuflação de ar com um ventilador centrífugo (1,5 HP, 1130 rpm) e outra pelo revolvimento semanal das fileiras. Semanalmente eram adicionados 500L de água para corrigir a umidade.

Foram realizadas coletas para avaliação do solo residual na cava, bem como para acompanhar o desempenho da biopilha para os parâmetros PAHs (Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos) e TPHs (Hidrocarbonetos Totais de Petróleo). Quando o objetivo foi atingido, ou seja, quando a atividade microbiana natural conseguiu degradar os compostos abaixo dos valores orientadores da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para Postos de Gasolina, após 4 meses da operação da biopilha, o solo foi devolvido à cava original e o piso refeito.

FEIN, Danielle
MARTINS, Iris A.
BERNARDES JR., Cyro