Segundo o SELUR (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana) entre 2006 e 2015 foram firmados contratos de concessão administrativa ou PPP na área de limpeza pública no valor de 17 bilhões de reais, um valor considerável, uma vez que na área de água e esgoto, no mesmo período, o valor foi de 21 bilhões. Segundo o SNIS em 2013 existiam 155 municípios, em um universo de 3572, com algum tipo de contrato de concessão na área de limpeza, sendo que existiam no mesmo ano 689 municípios reunidos em consórcio intermunicipal, um arranjo que torna a concessão economicamente mais interessante.

A PNRS colocou uma demanda pela melhoria dos serviços, exigindo maior reciclagem e o fim dos lixões. São conhecidas as dificuldades do município, financeiras e gerenciais em atender a essas demandas. Demandas que cada vez mais o Ministério Público e as autoridades ambientais vão exigir que sejam cumpridas. A forma mais comum hoje, dos municípios atenderem a essa demanda tem sido a contratação dos serviços de limpeza, mas a prática tem mostrado que estes contratos apresentam riscos consideráveis de atrasos.  Contratos de concessão, mesmo que do tipo administrativa tem mais garantias que os contratos simples, o que os torna mais interessantes para as empresas. Este conjunto de informações mostra que há uma tendência no crescimento do mercado das concessões de limpeza pública.

A AMBCONSULT, que já presta todo tipo de serviço para as empresas que atuam na área e tem expertise reconhecida no setor, organizou através de parcerias, uma equipe constituída por técnicos com larga experiência na área, composta por advogados, engenheiros e administradores, para oferecer um suporte integrado aos clientes envolvidos no processo de concessões, através do procedimento licitatório ordinário ou por meio de PPPs. Esta equipe irá trabalhar integrando as informações das áreas  jurídica, técnica e econômico financeira. Com isto se produzirá um projeto melhor, com mais chances de êxito, pois ele apresentará três características de qualidade: projetos com melhores chances de serem exitosos pois elaborados por profissionais de experiência real na área, atuando de forma integrada e mais eficaz. E o cliente terá um canal único de discussão e coordenação, facilitando seu trabalho de gestão.

A AMBCONSULT, além de sua equipe atual, agregou neste processo os seguintes profissionais:

Engo José Vitor Vilela, engenheiro civil com mais de 30 anos de experiência na área de operação de serviços de limpeza pública, tendo trabalhado em empresas como URBAM de São José dos Campos, CAVO e ESSENCIS; Adv. Mariana Araujo, advogada, mestre com mais de 25 anos de advocacia, boa parte em empresa da área como CAVO (Camargo Corrêa) e ESSENCIS do grupo Solvi.

Se você estiver pensando em participar de um projeto de concessão na área de limpeza entre em contato conosco, será um grande prazer ajudá-los.