Ambconsult

Resíduos Sólidos

Mais de 20 anos em serviços especializados, especialmente quando se trata de resíduos sólidos

Tratamento de resíduos sólidos

PROJETOS

Elaboração de projetos para sistemas de valorização e/ou destinação final de resíduos sólidos, como aterros sanitários e sistema de triagem. Desde a concepção inicial – projeto conceitual – até os documentos para a execução da obra – projeto executivo.

Nossa proposta é elaborar projetos que maximizem o valor do negócio para o cliente. Utilizando a engenharia para o melhor aproveitamento da área, otimizar o uso de insumos e tudo isto tendo como critério integrador um empreendimento mais sustentável. Com isto o processo de licenciamento será mais rápido e os custos de implantação e operação serão menores.

Nossos Serviços

ESTUDO DE VIABILIDADE – INVESTIMENTO EM TRATAMENTOS DE RESÍDUOS

O estudo de viabilidade é realizado abrangendo os temas ambientais, técnicos e econômicos, de forma a orientar a decisão quanto a viabilidade do futuro empreendimento e continuidade de investimento no seu planejamento e desenvolvimento dentro da legislação vigente. Este estudo pode abranger desde a decisão da aquisição de um imóvel para a implantação futura de um Centro de Tratamento de Resíduos quanto a investir em um empreendimento existente.

VIABILIDADE ECONÔMICA

dados econimicos
Com base em um projeto conceitual e uma definição de  cenários de demanda e mercado, obtemos os custos iniciais de implantação e operação e outros dados como vida útil, fluxo de caixa e preços de venda. Fazemos a análise da viabilidade econômica financeira do Projeto de tratamento de resíduos sólidos principalmente pela análise de sua taxa de retorno e entre outros parâmetros de segunda importância. Com esta análise econômica financeira em mãos, o cliente poderá decidir se deve ou não investir neste negócio.

VIABILIDADE AMBIENTAL

catadores-lixao
Hoje em dia não é possível se implantar um empreendimento sobre resíduos sem que seja compatível com a legislação ambiental e as demandas sócio ambientais. No caso de aterros sanitários, que ocupam grandes áreas, esta questão é crítica. Fazemos uma análise da situação atual e avaliamos as restrições que a legislação estabelece, e como isto interfere com o projeto. Por exemplo a existências de áreas protegidas como áreas de preservação permanente. Esta análise vai impactar diretamente o custo de implantação e operação, bem como a possibilidade do empreendimento se instalar.

VIABILIDADE TÉCNICA

reciclagem de lixo
Analisaremos as tecnologias e processos a serem utilizados, se há operações em escala real semelhantes, há quanto tempo operam, se há registros de problemas, eventuais riscos de processo, de forma a instrumentar o cliente sobre quais os riscos e vantagens da tecnologia, melhorando a qualidade de sua decisão e minimizando seus riscos.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

licenciamento ambiental
Temos experiência em gerenciar, produzir documentos para todas as fases do licenciamento ambiental de empreendimentos na área de resíduos sólidos, desde a elaboração de Estudos de Impacto Ambiental até dar suporte para a obtenção da Licença de operação. Podemos atuar na produção de toda a documentação ou de partes especificas, de forma a minimizar as dificuldades no licenciamento e melhor atender ao cliente.

SUPORTE A IMPLANTAÇÃO E OPERAÇÃO

Aterro sanitário
Estamos capacitados a auxiliar o cliente na implantação e operação do seu empreendimento, seja uma central de tratamento de resíduos ou o aterro sanitário, no sentido de minimizar o tempo de implantação e seus custos e se obter a melhor qualidade da instalação. Na sequência, planejar, acompanhar e dar suporte técnico a operação, focados na em um bom planejamento e boa operação o que refletirá num desempenho técnico e ambiental com custos otimizados. Podemos nos encarregar de todo monitoramento geotécnico e ambiental, desde a implantação, coleta de amostras, análise e elaboração de relatórios. Para que o cliente tenha em suas mãos a instalação podemos disponibilizar um sistema de gestão de dado ambientais e operacionais do aterro de resíduos (sistema MAPGRAPH).

IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCERIA PÚBLICO PRIVADAS EM LIMPEZA PÚBLICA

parceria público privada
As PPPs em limpeza pública são o futuro na gestão da limpeza pública. A AMBCONSULT  oferece ao mercado serviços integrando as questões técnicas, jurídicas e econômicas financeiras para todo o processo de obtenção deste tipo de concessão. Vamos deste a fase de elaboração da PMI (Proposta de Manifestação de Interesse) até a preparação da licitação e implementação. Com isto o cliente tem um único interlocutor que coordena os demais especialistas. Dada a nossa larga experiência na área podemos integrar todos estes aspectos de forma a potencializar as possibilidades de sucesso na obtenção da concessão.
resíduos sólidos

PLANOS DE SANEAMENTO OU PLANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Hoje é obrigatório os municípios planejarem seu sistema de saneamento através da elaboração de Planos de Gestão de Resíduos. A AMBCONSULT tem feito vários planos, e com isto desenvolveu toda uma metodologia de coleta de dados sobre os serviços, minimizando e facilitando esta etapa critica.  Para que o projeto seja de fato uma elaboração participativa temos equipe de sociólogos com larga experiência na área. Este processo de envolvimento do publico tem contribuído muito para um Plano melhor. O nosso foco é que o município tenha de fato um instrumento de planejamento e não só um relatório.

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

PLANOS DE GESTÃO: planejar ações e investimentos para atender as diretrizes de forma
planejada e organizada para a gestão de resíduos urbanos, comerciais, industriais, etc.

ARMAZENAMENTO: As instalações podem ser: Galpões fechados e impermeabilizados,
áreas de estocagem para resíduos embalados, estocagem de resíduos líquidos e
pastosos, estocagem em pilhas.

COLETA E TRANSPORTE: Estas operações incluem a coleta junto ao gerador de resíduos
(coleta ponto a ponto, coleta seletiva onde se coletam só recicláveis, coleta regular), sua
concentração em estações de transbordo e transporte até o local de tratamento e ou
destinação final.

RECICLAGEM: Processo de coletar e/ou separar o material reciclável junto a seu gerador,
armazenar e transportar para a indústria de reciclagem onde o resíduos será tratado de
forma a se tornar novamente aproveitável. Por exemplo fazer vidro a partir de garrafas
de bebidas.

REUTILIZAÇÃO: O próprio gerador reutiliza o resíduo gerado, por exemplo aproveitar o
saco plástico de supermercado como saco de lixo. Difícil quantificar.

TRATAMENTO: Os resíduos industriais tem muitas possibilidades de tratamento,
dependendo das características dos mesmos. Para resíduos sólidos urbanos os principais
tratamentos são compostagem para obtenção de adubo orgânico e tratamento térmico
com recuperação ou não de energia.

DISPOSIÇÃO FINAL: Em qualquer sistema de gestão de resíduos haverá sempre
necessidade de destinação final. Os aterros sanitários são considerados formas
adequadas que minimizam riscos ambientais de longo prazo. Outras formas de
destinação no solo são consideradas inadequadas como lixão e aterro controlado.

Gestão de resíduos sólidos
Clique na imagem para ampliar

Solicite um Orçamento

Preencha os campos abaixo explicando qual é a sua necessidade e brevemente entraremos em contato.

Muito Obrigado!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem